Veja a diferença entre ações ordinárias e ações preferenciais

Enquanto você adquire uma ação ela é possível que ser ordinária porque concede o ser capaz voto nas assembléias da companhia. Nelas, o nome da empresa é seguido da anotação ON ou preferencial oferece preferência na distribuição resultados ou devolução do capital em caso liquidação da companhia. O nome da empresa é seguido na marca PN.

  • Ação Ordinária: Classe ação que confere ao titular os direitos essenciais do acionista, mormente participação nos resultados da companhia e também recta voto nas assembléias da empresa. Todo ação ordinária corresponde um voto na Assembléia Normalmente. novidade Lei das Sociedades Anônimas dá recta ao acionista minoritário detentor ações ON aceitar, mínimo, 80% do número pago pelo controlador em caso venda do controle (tag along).
  • Ação Preferencial: As ações preferenciais (PN) conferem ao titular prioridades na distribuição dividendo, fixo ou mínimo, e também devolução do capital. Entretanto, as ações PN não dão recta voto ao acionista na Assembléia Por norma geral da empresa, ou restringem o treino desse recta. Na troca controle, o tratamento é egrégio os acionistas detentores ações PN.

Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *